Carros a GPL: quais as vantagens?

Gasolina, gasóleo, eletricidade ou GPL? Entre custos de aquisição e de utilização o GPL é o meio de propulsão mais económico.
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Entre preço de compra (ou transformação) e de uso diário, os automóveis a Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) são mais económicos do que qualquer outro veículo, incluindo os elétricos. No que se refere a segurança, os carros a GPL não ficam atrás dos outros tipos de viaturas. E desde 2013 que não têm quaisquer entraves à circulação e estacionamento em espaços fechados.

Custos de utilização de um carro elétrico

Em custos puros de utilização, com um gasto entre 2€ e 5€ por cada 100 km, os veículos elétricos são os mais económicos. O cenário muda quando, a estes valores, se junta o elevado preço de um veículo elétrico face aos carros com motor de combustão. Para baixar o preço, algumas marcas propõem o aluguer das baterias (o componente mais caro de um carro elétrico), por um valor fixo mensal que ronda os 70€. No somatório, feitas as contas, fazer 100 km num carro elétrico custa cerca de 13/14€.

Custos de utilização de um carro a gasolina ou híbrido

Um carro a gasolina é mais barato que o mesmo a gasolina/GPL, seja ele de origem ou transformado (os carros a GPL usam gasolina no arranque e quando se esgota o gás) em cerca de 1000€ a 2500€, mas devido à diferença de preço entre gasolina e GPL (cerca de metade), mesmo com um consumo mais elevado de GPL, o diferencial é amortizado entre dois e três anos.

Custos de utilização de um automóvel a gasóleo

Um veículo diesel gasta menos aos 100 km do que um a GPL, mas a diferença é de cerca de 1€ e, sendo entre 2000€ a 3000€ mais caro que o equivalente a gás, só após década e meia de utilização é que o gasóleo começa a compensar.

GPL: melhor para o seu bolso e para o ambiente

Para além das vantagens económicas, o uso do GPL como combustível é melhor para o ambiente, pois é menos poluente do que a gasolina e o gasóleo, reduzindo as emissões, em cerca de 75% de monóxido de carbono, 10% de dióxido de carbono, 85% de hidrocarbonetos não queimados, 40% nos óxidos de azoto e em de cerca de 85% nos gases que prejudicam a camada do ozono.

Quanto tempo demota a encher um depósito GPL?

O tempo que leva a encher um depósito de GPL é o mesmo que o necessário para encher um tanque com a mesma capacidade de gasolina ou gasóleo. Uma vantagem: quando o depósito de GPL está cheio a 80% o abastecimento é cortado automaticamente por razões de segurança - quantas vezes já aconteceu nos distrairmos e deixarmos transbordar um tanque de gasolina ou de gasóleo?

GPL vs Gasolina: qual tem melhor desempenho e é mais seguro?

Quanto a desempenhos nos carros a gasolina/GPL, não há qualquer diferença perceptível no seu comportamento estejam eles a usar GPL ou gasolina. Por fim, no que se refere à segurança, diz-se com alguma graça que, num carro a GPL, a parte mais perigosa é o tanque da gasolina. Há um episódio verídico a atestá-lo. Há uns anos, num veículo comercial ligeiro transformado para usar GPL, o condutor adormeceu ao volante na A1 e embateu contra um separador, capotando. Não houve danos pessoais, mas a viatura incendiou-se ficando totalmente destruída. Só houve algo que não sofreu danos: o tanque de gás, preparado para suportar até 30 bar de pressão, com uma pressão máxima de 7 bar de gás, e dotado de várias válvulas de segurança que se fecham, impedindo fugas. Aliás, o GPL é inodoro, mas é-lhe adicionado etil mercaptano, que lhe confere um cheiro característico para permitir a deteção de fugas ou de derrame.
A juntar a todas as vantagens oferecidas por um carro a GPL, pode haver ainda outro bónus. Muitas petrolíferas têm campanhas de descontos para fidelizar clientes. Só que esses incidem sobre o litro de combustível e não sobre o valor da venda. Assim com, por exemplo, 6 cêntimos de redução por litro, um litro de GPL que custa 0,74€ tem 8% de desconto ao passo que um litro de gasolina 95, com o preço de 1,44€, usufrui de 4%

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