Calcular os custos de combustível num automóvel não é nenhuma ciência, mas nem todos os condutores se preocupam com consumos ou sabem fazer estes cálculos de forma correcta. Existe a ideia que um carro gasta sempre o mesmo, ateste-se o depósito com água ou jetfuel, portanto o preço por litro é que conta para a poupança. Errado.
Cada conjunto de viatura, condutor e percurso diário é um caso especifico, e o que se aplica a indivíduo X pode ser o oposto a aplicar a indivíduo Y. Vão sempre existir várias variáveis que alteram o consumo de um automóvel, seja porque o abastecimento foi feito numa bomba diferente, a uma hora diferente ou a temperatura do ar estava diferente.
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Obter o consumo médio
A medida usada em Portugal para consumo é l/100km, que equivale a X litros consumidos a cada 100km percorridos. Para obter este valor de forma precisa deve-se abastecer a viatura até a pistola disparar, colocar o contador parcial a 0 e seguir viagem. Quando voltar a abastecer, abasteça até à pistola disparar e anote os litros colocados e os quilómetros no contador parcial.Basta agora fazer uma simples conta: (Litros/Quilómetros)*100km = Consumo l/100km
Dividimos os litros colocados pelos quilómetros percorridos e multiplicamos por 100. O valor obtido é a média em l/100km.
Custo por quilómetro
Agora que sabemos o consumo médio, o custo por cada 100 quilómetros pode ser calculado de forma rápida multiplicando o consumo médio pelo preço por litro: Consumo Médio*Preço por litro = Custo Eur/100kmFicamos assim a saber que para percorrer 100 quilómetros gastamos X Euros.
Consumos diferentes com combustíveis diferentes
Este é um tema polémico, muita gente jura a pés juntos que todo o combustível vendido em Portugal é igual porque vem todo da mesma refinaria. Existe combustível à venda em Portugal que não é refinado pela Petrogal, principalmente no gasóleo onde existe um défice na produção do mesmo.Existem diferenças entre vários combustíveis devido aos aditivos que lhes são adicionados, principalmente as linhas de combustíveis “especiais” como os Geforce, Ultimate, Efitec ou Optima.
Se têm nomes “especiais” é porque são melhores e compensam certo? Errado.
Como disse anteriormente, cada caso é especifico. Com as formulas indicadas anteriormente, e rodando pelo menos 2 a 3 depósitos seguidos com o mesmo combustível é possível calcular o custo por quilómetro efectivo e perceber se compensa ou não outro tipo de combustível.
Vamos a um exemplo. Carro X e Y consomem gasóleo, no posto A custa €0.980 e no posto B custa €1.030.
Carro X com combustível do posto A faz uma média de 6.3l/100km e com combustível do posto B 5.9l/100km
O carro X gasta 6.17Eur/100km com A e 6.08Eur/100km com B.
No caso do carro X o combustível mais caro sai mais barato.
Carro Y com combustível do posto A faz uma média de 6.1l/100km e com combustível do posto B 6.0l/100km
O carro Y gasta 5.98Eur/100km com A e 6.18Eur/100km com B.
No caso do carro Y o combustível mais barato permite um custo mais baixo.
Para quê estas contas todas? O computador de bordo faz isso
A maioria dos computadores de bordo têm uma margem de erro, alguns com uma margem de erro superiores a outros. Uma revista nacional testou vários e alguns apontaram erros de 0.7 litros a menos que o consumo real.Como podem ver o custo por litro não equivale directamente a poupança, e é necessário fazer algumas contas que até são simples e permitem realmente reduzir o dinheiro que sai da carteira para despesas com combustível.
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