O carro nasceu como um protótipo, a Volvo
não lhe deu importância, mas a procura acabou por fazer a marca sueca
aceitar fazer uma série especial limitada destinada ao mercado
australiano, para já.
A
primeira diferença entre o protótipo e o carro que vai estar à venda
reside na potência, que cai dos 505 CV para os 355 CV, ou seja, 150 CV a
menos. O que não quer dizer que as alterações não tenham sido enormes.
O
turbo é maior (continua a ser um Borg Warner), recebe um novo
intercooler, um novo mapa da unidade de controlo eletrónico do motor e
um escape de competição em aço inoxidável.
Com 500 Nm de binário, o S60 Polestar consegue extrair do bloco 3.0 litros seis em linha mais do que o BMW M3 ou até o Audi RS4,
permitindo assim chegar dos 0-100 km/h em 4,9 segundos com a velocidade
máxima acima dos 290 km/h, mas limitada aos 250 km/h.
O
modelo retêm muitas das soluções usadas para o protótipo, tais como os
amortecedores Ohlins ajustáveis, molas que são 80 por cento mais duras,
topos de ancoramento novos, barras estabilizadoras mais grossas e barras
de ligação nos topos para maior rigidez.
Mantiveram-se,
também, as jantes Polestar com pneus Michelin Pilot Super Sport na
medida 235/40 19, que escondem travões majorados, com os discos
dianteiros a terem 336 mm de diâmetro e os traseiros 302 mm de diâmetro.
Evidentemente
que a Polestar reviu a transmissão, com a caixa automática de seis
velocidades a ver o software alterado para maior rapidez e permitir a
inclusão de um “launch control” e o sistema de tração integral passa a
enviar mais binário para as rodas traseiras.
O
estilo do S60 foi reforçado com muitas peças cosméticas que oferecem
maior agressividade. Os primeiros S60 Polestar chegam à Austrália em
Junho.
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