A marca de Estugarda formalizou a intenção de incluir em todos os seus modelos uma variante híbrida, incluindo no 911.
Por ocasião do workshop de apresentação da tecnologia plug-in
do Panamera Hybrid, a Porsche confirmou que um novo módulo híbrido –
que combina um motor elétrico e embraiagens numa única unidade - será
compatível com todos os modelos a lançar no futuro (incluindo o 911).
Quem avançou com esta informação foi Daniel Semmer, engenheiro
responsável no desenvolvimento da referida tecnologia da marca de
Estugarda, que só deverá ser implementada a partir do final de 2016, na
próxima geração do Panamera. O sistema será integrado numa nova
plataforma de modelos de tração traseira e integral, denominada MSB –
que deverá ser herdada por modelos da Bentley (e estrear em 2017 num
híbrido a partir da próxima geração do Flying Spur).O novo módulo híbrido será 95 cv mais potente em relação ao motor elétrico instalado no já anunciado Panamera E-Hybrid (na imagem) - que chegará ao mercado este verão -, além de arrefecido a ar e água. O módulo funcionará em conjunto com um pacote de baterias com mais densidade energética e contará com cablagem em alumínio em vez de cobre. A decisão de associar o motor de combustão a um elétrico, conjugada com a tecnologia start & stop, modo de condução à “vela” (que pode também ser adotado com motor desligado), ou o funcionamento em modo exclusivamente elétrico, visa sobretudo a redução de consumos.
A segunda fase deste projeto de “hibridização” de todas as gamas da Porsche será executada em 2016-2017, quando os modelos forem equipados com sistemas inteligentes, nomeadamente um que permite analisar os detalhes da estrada, fornecidos pelo GPS – tais como inclinações e curvas, assim como do trânsito -, selecionando automaticamente o melhor modo de condução – que pode ser elétrico, híbrido, a carregar enquanto conduz ou desportivo. Já existem muitos carros que permitem essa escolha, mas a seleção é feita pelo condutor.
A Porsche revelou também que está a desenvolver um novo sistema de carregamento por indução que pode ser instalado nas garagens domésticas. Será possível carregar as baterias sem recorrer aos cabos, bastando apenas aproximar a viatura à zona de carregamento.
Comentários
Enviar um comentário