Preços sem teto fazem tremer equipas pequenas
A notícia pode fazer a Fórmula 1 rebentar. O jornal «Bild»
noticia esta sexta-feira que sete das onze equipas da Fórmula 1 não têm
dinheiro para pagar os novos motores V6 de 1,6l, que serão obrigatórios a
partir da próxima temporada. Estado de alerta, pois claro.
Na génese desta questão está uma das novas regras relativas às vendas de motores: deixa de haver um teto no preço, que atualmente é de cerca de 6 milhões de euros. Os valores podem, por isso, disparar.
Segundo a mesma reportagem, as únicas equipas que estão à vontade na mudança são a Ferrari, Mercedes, McLaren e Red Bull, as quatro maiores da atualidade. Mesmo a Lotus, que é detentora do espólio da Renault, vive dificuldades, daí as notícias que a ligam a uma eventual mudança para motores Honda.
Williams e Caterham, duas equipas que usam motores Renault, viram, segundo a mesma notícia, a marca francesa subir os preços para 23 milhões! A Toro Rosso pode cancelar a sua previsível mudança para a Renault se a situação não se alterar. Mas irá a Ferrari fazer promoções? A marca dos 15 milhões de euros foi apresentada à Sauber. A Marussia, que usa Cosworth, é uma incógnita ainda.
A Mercedes fica no meio termo. Para além dos motores para a própria equipa, fornece à Force India e pede entre 18 e 20 milhões.
Numa altura em que as equipas clamam por redução de custos na Fórmula 1 esta situação, a confirmar-se, pode significar um turbilhão de consequências fraturantes.
Na génese desta questão está uma das novas regras relativas às vendas de motores: deixa de haver um teto no preço, que atualmente é de cerca de 6 milhões de euros. Os valores podem, por isso, disparar.
Segundo a mesma reportagem, as únicas equipas que estão à vontade na mudança são a Ferrari, Mercedes, McLaren e Red Bull, as quatro maiores da atualidade. Mesmo a Lotus, que é detentora do espólio da Renault, vive dificuldades, daí as notícias que a ligam a uma eventual mudança para motores Honda.
Williams e Caterham, duas equipas que usam motores Renault, viram, segundo a mesma notícia, a marca francesa subir os preços para 23 milhões! A Toro Rosso pode cancelar a sua previsível mudança para a Renault se a situação não se alterar. Mas irá a Ferrari fazer promoções? A marca dos 15 milhões de euros foi apresentada à Sauber. A Marussia, que usa Cosworth, é uma incógnita ainda.
A Mercedes fica no meio termo. Para além dos motores para a própria equipa, fornece à Force India e pede entre 18 e 20 milhões.
Numa altura em que as equipas clamam por redução de custos na Fórmula 1 esta situação, a confirmar-se, pode significar um turbilhão de consequências fraturantes.
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