Sebastien Loeb testou pela primeira vez o «bólide» com o qual
irá desafiar a emblemática rampa de Pikes Peak a 30 de junho. O piloto
francês cumpriu alguns quilómetros com o Peugeot 208 T16 Pikes Peak e
mostrou-se impressionado com as capacidades da criação dos engenheiros
da marca francesa, capaz de «envergonhar» um Fórmula 1 em aceleração
pura.
"O 208 T16 é um foguete! Testei-o pela primeira vez e o «feeling» é impressionante, tem imensa potência, grandes travões, muito apoio aerodinâmico, é um carro incrível para guiar”, comentou o nove vezes campeão do mundo sobre o carro que marca a sua estreia em Pikes Peak.
Os engenheiros da Peugeot não pouparem a despesas e desenvolveram uma verdadeira máquina de competição, equipada com um V6 biturbo de 3,2 litros, a debitar 875cv - mais potente que um F1.
Mas o que faz deste Peugeot tão impressionante é a sua relação peso-potência. São 875 cv para puxar um carro de apenas 875 kg, portanto apenas 1cv/kg.
“Este carro é uma combinação de todos os mundos, pelos pneus largos, pressão aerodinâmica e potência, muita potência”, comentou Loeb. “Tem a aerodinâmica de um Fórmula 1, a estabilidade de um protótipo e um diferencial de um WRC”, explicou o piloto francês, que durante a sua longa carreira já teve oportunidade de experimentar qualquer um dos diversos tipos de carros de competição, incluindo um Fórmula 1 da Toro Rosso, por exemplo.
O projeto, que recebeu todo o conjunto aerodinâmico do Peugeot 908 HDi vencedor das 24 Horas de Le Mans, anuncia performances no minímo surreais. Aceleração dos 0 aos 100 km/h em 1,8 segundos, 0 a 200 km/h em 4,8 segundos e dos 0 aos 240 km/h de velocidade máxima em meros 7 segundos.
Loeb não encontra palavras para descrever a «bomba» que irá «pilotar» a mais de 4 mil metros de altura, num traçado considerado como uma das provas mais perigosas da atualidade, em que apenas um «rail» separa o piloto de uma longa queda.
“Já conduzi muitos carros na vida, mas este é completamente diferente. A capacidade de aceleração e travagem é muito semelhante à de um Fórmula 1, mas é muito mais ágil. A aderência é inesgotável e a transmissão da potência às quatro rodas permite uma elevada estabilidade. Tem um potencial imenso”, avaliou o francês.
A edição deste ano de Pikes Peak terá lugar entre os dias 24 e 30 de junho, mas as corridas só vão acontecer no dia 30, que é o dia da corrida oficial que irá contar para bater o recorde. O resto dos dias são de treino e de configuração. O percurso tem 156 curvas ao longo de 19,988 km e de uma variação de altitude de 1,439 km.
"O 208 T16 é um foguete! Testei-o pela primeira vez e o «feeling» é impressionante, tem imensa potência, grandes travões, muito apoio aerodinâmico, é um carro incrível para guiar”, comentou o nove vezes campeão do mundo sobre o carro que marca a sua estreia em Pikes Peak.
Os engenheiros da Peugeot não pouparem a despesas e desenvolveram uma verdadeira máquina de competição, equipada com um V6 biturbo de 3,2 litros, a debitar 875cv - mais potente que um F1.
Mas o que faz deste Peugeot tão impressionante é a sua relação peso-potência. São 875 cv para puxar um carro de apenas 875 kg, portanto apenas 1cv/kg.
“Este carro é uma combinação de todos os mundos, pelos pneus largos, pressão aerodinâmica e potência, muita potência”, comentou Loeb. “Tem a aerodinâmica de um Fórmula 1, a estabilidade de um protótipo e um diferencial de um WRC”, explicou o piloto francês, que durante a sua longa carreira já teve oportunidade de experimentar qualquer um dos diversos tipos de carros de competição, incluindo um Fórmula 1 da Toro Rosso, por exemplo.
O projeto, que recebeu todo o conjunto aerodinâmico do Peugeot 908 HDi vencedor das 24 Horas de Le Mans, anuncia performances no minímo surreais. Aceleração dos 0 aos 100 km/h em 1,8 segundos, 0 a 200 km/h em 4,8 segundos e dos 0 aos 240 km/h de velocidade máxima em meros 7 segundos.
Loeb não encontra palavras para descrever a «bomba» que irá «pilotar» a mais de 4 mil metros de altura, num traçado considerado como uma das provas mais perigosas da atualidade, em que apenas um «rail» separa o piloto de uma longa queda.
“Já conduzi muitos carros na vida, mas este é completamente diferente. A capacidade de aceleração e travagem é muito semelhante à de um Fórmula 1, mas é muito mais ágil. A aderência é inesgotável e a transmissão da potência às quatro rodas permite uma elevada estabilidade. Tem um potencial imenso”, avaliou o francês.
A edição deste ano de Pikes Peak terá lugar entre os dias 24 e 30 de junho, mas as corridas só vão acontecer no dia 30, que é o dia da corrida oficial que irá contar para bater o recorde. O resto dos dias são de treino e de configuração. O percurso tem 156 curvas ao longo de 19,988 km e de uma variação de altitude de 1,439 km.
Comentários
Enviar um comentário