Salão de Genebra: Toyota i-Road é solução de mobilidade

Toyota i-Road
Fonte:sapoportal
Com três rodas e uma largura de 850 mm, o i-Road é um veículo de mobilidade pessoal, que permite transportar duas pessoas tendo uma autonomia de 48 km com alimentação elétrica.
O i-Road tem 2.35 metros de comprimento, 1,445 metros de altura e 1,7 metros de distancia entre eixos, com os referidos 850 mm de largura. Dimensões bem compactas que permitem o transporte de duas pessoas em tandem, abrigadas por uma carroçaria envolvente. Pode ser conduzido sem capacete e a Toyota reclama que o interior faz lembrar um automóvel.
Graças à utilização de baterias de iões de lítio e dois motores de 2 kW montados nas rodas dianteiras, a autonomia é de quase 50 quilómetros, com o carregamento das baterias a ser cumprido em apenas três horas, numa tomada elétrica doméstica.
O i-Road é uma mistura da moto BMW C1 com o Carver, o modelo que permite a inclinação da carroçaria em curva. Do primeiro, o Toyota acolhe a possibilidade de viajar sem capacete e com cobertura apta a proteger os dois ocupantes do i-Road dos elementos. Do segundo, a capacidade de se inclinar nas curvas.
O sistema, conhecido como “Active Lean”, utiliza um atuador com engrenagens montado por cima da suspensão dianteira que está ligado às rodas da direita e da esquerda, equilibrando assim o veículo em curva. Uma unidade central de controlo calcula o grau de inclinação com base no ângulo da direção, velocidade do veículo e informações oriundas do sensor giroscópico instalado no sistema.
O sistema mexe os pneus para cima e para baixo em direções opostas, aplicando um ângulo de inclinação que seja capaz de contrabalançar a força centrífuga quando em curva.
Não há previsões para a sua efetiva produção e muito menos para preços.

Comentários