A vitória de Sebastien Ogier em Portugal é também o primeiro
triunfo de um carro da marca Volkswagen no Rali português. O Polo R WRC
tem vindo a dominar este início de temporada no WRC e a prova portuguesa
não foi exceção, juntando-se às vitórias da Finlândia e México.
Desde a vitória de Tommi Makinen em 1997, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IV, que não havia uma marca inédita a ganhar em Portugal.
A Volkswagen junta-se à BMW, que venceu o Rali de 1972, pelo alemão Achim Warmbold, com um BMW 2002 TI, como vencedora solitária. Ao todo já 12 marcas ganharam o Rali de Portugal.
Contudo, se há um carro que pode servir de imagem ao Rali de Portugal é o Lancia Delta. Este é o carro de maior sucesso na prova portuguesa, somando oito vitórias no total, tendo sido dominante no período que se seguiu ao fim do famoso Grupo B, a era dos «mostros do asfalto» nos Ralis.
O Lancia Delta S4 surgiu em 1985, das cinzas do 037, a aposta da marca no período do Grupo B, que nunca triunfou em Portugal. A primeira vitória do Lancia Delta surgiu já depois do fim desse período.
Markku Alen venceu o seu quinto e último Rali de Portugal com o Lancia Delta HF 4WD, em 1987. Era o início de um período dominante. Nos três anos seguintes Massimo Biasion levou o Lancia Delta Integrale 16v sempre à vitória e, em 1992, Juha Kankkunen também o conseguiu.
A marca que mais perto está da Lancia é a Citroen. Já por sete vezes carros da marca francesa venceram a prova, seja pela equipa oficial ou privados, sobretudo quando o Rali de Portugal não integrava o calendário da FIA.
A Fiat, detentora da Lancia, venceu por seis vezes em nome próprio e é a seguinte da lista. Depois surgem Renault, Ford, Toyota e Subaru com quatro vitórias cada.
Vencedores do Rali de Portugal, por marcas:
8 triunfos: Lancia
7 triunfos: Citroen
6 triunfos: Fiat
4 triunfos: Renault, Ford, Toyota e Subaru
3 triunfos: Audi e Mistubishi
2 triunfos: Peugeot
1 triunfo: BMW e Volkswagen
Desde a vitória de Tommi Makinen em 1997, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IV, que não havia uma marca inédita a ganhar em Portugal.
A Volkswagen junta-se à BMW, que venceu o Rali de 1972, pelo alemão Achim Warmbold, com um BMW 2002 TI, como vencedora solitária. Ao todo já 12 marcas ganharam o Rali de Portugal.
Contudo, se há um carro que pode servir de imagem ao Rali de Portugal é o Lancia Delta. Este é o carro de maior sucesso na prova portuguesa, somando oito vitórias no total, tendo sido dominante no período que se seguiu ao fim do famoso Grupo B, a era dos «mostros do asfalto» nos Ralis.
O Lancia Delta S4 surgiu em 1985, das cinzas do 037, a aposta da marca no período do Grupo B, que nunca triunfou em Portugal. A primeira vitória do Lancia Delta surgiu já depois do fim desse período.
Markku Alen venceu o seu quinto e último Rali de Portugal com o Lancia Delta HF 4WD, em 1987. Era o início de um período dominante. Nos três anos seguintes Massimo Biasion levou o Lancia Delta Integrale 16v sempre à vitória e, em 1992, Juha Kankkunen também o conseguiu.
A marca que mais perto está da Lancia é a Citroen. Já por sete vezes carros da marca francesa venceram a prova, seja pela equipa oficial ou privados, sobretudo quando o Rali de Portugal não integrava o calendário da FIA.
A Fiat, detentora da Lancia, venceu por seis vezes em nome próprio e é a seguinte da lista. Depois surgem Renault, Ford, Toyota e Subaru com quatro vitórias cada.
Vencedores do Rali de Portugal, por marcas:
8 triunfos: Lancia
7 triunfos: Citroen
6 triunfos: Fiat
4 triunfos: Renault, Ford, Toyota e Subaru
3 triunfos: Audi e Mistubishi
2 triunfos: Peugeot
1 triunfo: BMW e Volkswagen
Comentários
Enviar um comentário