| Fonte:pressauto |
A descoberta de um filão de ouro no meio das
Montanhas do Colorado, em Julho de 1858, desencadeou a chegada à região
de Pikes Peak de cerca de 100 mil aventureiros caçadores de fortuna,
procurando concretizar os seus sonhos. Inúmeras decepções mais tarde, a
montanha recuperou a sua anterior tranquilidade e é actualmente
classificada como Parque Histórico Nacional. No entanto, a paz de Pikes
Peak é interrompida uma vez por ano com uma invasão comparável à do
Gold Rush.
Quando foi terminado um caminho até ao cume, em
1916, uma nova espécie de aventureiros passou a frequentar esta zona,
procurando um tipo de glória diferente. Hoje em dia, juntam-se mais de
150 pilotos, por vezes ao volante de veículos improváveis, para
participar na Pikes Peak International Hill Climb, a competição do seu
género disputada a maior altitude em todo o mundo e a segunda prova
automóvel americana mais antiga, depois das “Indy 500”. O princípio que
está por trás da chamada “Corrida até às Nuvens” é simples: um
concorrente de cada vez percorre os sinuosos 20 km da estrada de
montanha, procurando chegar ao cume, a 4.301 m no mais curto espaço de
tempo possível!
A linha de partida está situada a uma altitude de
2.900 m, o que significa que os participantes enfrentam uma diferença
de altitude de cerca de 1.400 m. Entretanto, a falta de oxigénio é um
desafio não apenas para os motores – que podem perder até 30 por cento
da sua potência – mas também para os pilotos, que deverão manter-se
totalmente concentrados na abordagem às 156 curvas ladeadas de
precipícios… É um exercício que exige destreza, preparação meticulosa e
também alguma sorte!
Ao longo dos anos, a pista de terra foi sendo
gradualmente asfaltada e a edição de 2012 foi a primeira a ter lugar
integralmente em asfalto. Foi assim sem surpresa que a competição do ano
passado produziu um novo record, com Rhys Millen (Hyundai Genesis
Coupé) a fazer 9m 46.164s, metade do tempo obtido na primeira subida,
em 1916!
Entre automóveis, motos, side-car e camiões, existem
mais de vinte categorias aceites à partida. As diversas sessões de
treinos são organizadas de forma a permitir aos concorrentes a
descoberta do percurso, secção a secção. A única oportunidade que terão
de efetuar o percurso completo de uma vez só é…no dia da corrida!
Pikes Peak: a lenda, em resumo
- 156 curvas
- Distância da corrida: 19,9 km (agora 100% asfaltados)
- Altitude da Linha de Partida: 2.865 m
- Altitude da Linha de Chegada: 4.301 m
- Em 2011, Nobuhuro ‘Monster’ Tajima (Suzuki SX4) foi o primeiro piloto a completar a rampa em menos de 10 min (9m51.278s)
- Tempo record: 9m46,164 s (Rhys Millen, Hyundai Genesis Coupé)
- Evento inaugural: 1916. Este ano é a 91ª edição
- Concorrentes europeus participaram no evento pela primeira vez em 1984
Programa 2013:
- 25 de Junho (5:30-8:30): treinos oficiais
- 26 de Junho (5:30-9:00): treinos oficiais
- 27 de Junho (5:30-9:00): treinos oficiais
- 28 de Junho (5:30-9:00): treinos oficiais
- 30 de Junho (a partir das 8:00): corrida (14:00 em Portugal, diferença horária de +6h)
Enquanto não chega o ideia da grande prova assista a algumas imagens da edição 2012 do Pikes Peak International Hill Climb
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