Fonte:pressauto |
No âmbito do lançamento em Portugal do desportivo
Peugeot 208 GTi – que promete ser a nova referência na categoria – a
Peugeot Portugal lançou um original passatempo destinado a possuidores
de versões GTi da marca.
José Sismeiro, vinte anos, residente em Leiria e
estudante de Economia, foi o afortunado vencedor, tendo ganho um
restauro completo do seu Peugeot 205 GTi de 1986. A verdadeira cura de
rejuvenescimento – que obrigou à desmontagem integral do veículo –
decorreu durante o mês de Abril, nas instalações do Reparador
Autorizado Peugeot Automóveis do Mondego, de Coimbra.
No passado dia 16 de Maio, o Peugeot 205 GTi foi
revelado e entregue, pronto para uma segunda vida, ao seu orgulhoso
proprietário, que não cabia em si de feliz: “Só tinha visto as fotos no
site do projecto e estava bastante nervoso na sessão de entrega.
Quando destaparam o carro, nem sabia o que fazer, se abrir as portas, o
capot, a bagageira… Parecia outro carro. Curiosamente, aquilo que mais
me encantou foi a cor do carro, um vermelho vivo, porque estava
habituado a um tom laranja. Também adorei poder experimentar o novo 208
GTi, que continua o espírito desportivo puro do 205 GTi e que tem um
motor soberbo.”
A entrega do 205 GTi restaurado decorreu no
Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, e coincidiu com a
apresentação nacional à Rede de Concessionários Peugeot e a Clientes do
novíssimo Peugeot 208 GTi. O objectivo desta junção de duas gerações
GTi foi justamente permitir uma comparação directa entre duas máquinas
de excepção.
Fabricado em 1986, o Peugeot 205 GTi de José Sismeiro
apresentava as naturais “mazelas” de um veículo com uma idade já
respeitável, sobretudo ao nível da chaparia – mossas, corrosão e alguns
buracos no fundo da bagageira – assim como de pintura – com a cor
vermelha já bastante esbatida e porta traseira pintada de branco. A
nível mecânico, a suspensão apresentava-se igualmente bastante
degradada. O motor e caixa de velocidades estavam, no entanto, em
estado bastante razoável.
A carismática máquina recebeu toda a atenção e
carinho por parte de uma equipa de cinco técnicos orientados por João
Figueiredo, Director Após Venda do Reparador Autorizado Peugeot
Automóveis do Mondego.
O verdadeiro tratamento de juventude compreendeu as seguintes fases principais:
- Preparação da carroçaria para poder receber uma pintura integral
– Desarmamento e reparação de orgãos mecânicos
– Revisão da cablagem
– Pintura
– Recolocação borrachas + vidros
– Aplicação de frisos e plásticos diversos
– Profunda revisão dos eixos (novos amortecedores + novos tirantes na barra de direcção)
– Colocação do motor + caixa de velocidades
– Colocação de nova alcatifa
– Desarmamento e reparação de orgãos mecânicos
– Revisão da cablagem
– Pintura
– Recolocação borrachas + vidros
– Aplicação de frisos e plásticos diversos
– Profunda revisão dos eixos (novos amortecedores + novos tirantes na barra de direcção)
– Colocação do motor + caixa de velocidades
– Colocação de nova alcatifa
Um restauro intenso, em números
- 4 semanas de duração– 398,90 horas de Mão de Obra, das quais:
– 152,50 horas de Mecânica
– 153,80 horas de Chapa
– 71,00 horas de Pintura e
– 21,60 horas de Electricidade
– 9.800€ de Custo Global do Restauro
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