Opel quer mudar regras nas classes das portagens

Fonte:autofoco
A Opel Portugal está em conversações com as concessionárias de autoestradas para chegarem a um consenso sobre as classes das portagens.

João Falcão Neves, o presidente da companhia, sublinha que a atual tendência das marcas desenharem carros mais altos está a prejudicar alguns modelos em Portugal que pagam classe 2 na autoestrada quando apenas são pequenos veículos «e não camiões». É o caso do novo Opel Mokka (na foto) que, por mais dois centímetros é obrigado a pagar classe 2, «quando na prática o carro é um Corsa mais alto».

O gestor defende que o correto seria que a taxação da autoestrada fosse em função do peso bruto e pneus porque é isso que desgasta. Mas à falta de uma alteração radical da lei, o responsável da Opel pede «uma exceção» para todas as marcas que apresentem ou venham a lançar modelos deste tipo. «Tem que haver uma exceção na lei que permita que um carro com determinadas circunstâncias pague apenas classe 1», adianta, acrescentando que já abordaram a Brisa, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) e a associação das concessionárias de autoestradas.

«Não é fácil haver uma solução e, neste momento, estamos a fazer o passo seguinte, que é abordar as autoridades competentes», frisa. A lei atual refere que qualquer veículo que tenha uma altura de eixo frontal acima do 1,10 metros deve pagar classe 2 nas portagens de autoestrada.

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