Fonte:razaoautomovel |
Conheces aquelas saquetas de sumo instantâneo que basta juntar água para se formar sumo? O Opel Ampera é parecido. Quando carregamos no acelerador esse gesto transforma-se instantaneamente em 370 N.m de binário!
São trezentos e setenta newton metros de binário! E escrevi tudo por extenso, pois, apesar de este carro ser um dos mais avançados híbridos que existe, o condutor consegue ficar mesmo colado ao banco com a força esmagadora deste binário disponível instantaneamente! Este Opel Ampera tem mais binário que um Nissan 370Z, que possuí um dos mais avançados motores V6 a gasolina. Incrível!Mas, voltando ao princípio, o Opel Ampera é o expoente máximo dos híbridos, um carro realmente único que levou a tecnologia ao limite e por caminhos nunca antes trilhados. Diria que é, talvez, o automóvel mais importante desde que apareceu o primeiro híbrido. Chamam-lhe Full Hybrid, o que trocado por miúdos é a denominação para os híbridos que podem andar apenas com o motor eléctrico a funcionar e que podem carregar as suas baterias em casa.
No caso do Ampera, as baterias têm capacidade suficiente para fazer até 80 km em modo eléctrico, mais do que suficiente para a maioria das viagens dentro da cidade. Num dia normal, que é 80% dos nossos dias (casa – trabalho, trabalho – casa) podem estar meses sem usar uma gota de gasolina. Aliás, por causa desse fenómeno, teve de ser instalado um depósito de gasolina pressurizado para que a gasolina não evaporasse e não estragasse outros componentes por estar vários meses no depósito sem ser utilizada.
Também é de referir que, para além, do motor eléctrico, existe um motor a combustão de 4 cilindros com 80 cv que está ligado directamente a um gerador. Assim, nunca vai haver o problema de ficar sem bateria e nunca vão ficar apeados, pois o motor a gasolina trata de produzir energia suficiente para o andamento do Ampera. A autonomia deste automóvel fica-se por cerca de 600 km, gastando apenas 1,2 L/100 km.O Ampera é bonito, mas sinceramente, gosto mais do design do Chevrolet Volt! No entanto, são os dois praticamente idênticos. Este automóvel é grande e tem um ar sólido. Já o interior é bastante confortável, embora tivesse ficado um pouco desiludido com alguns plásticos e com a quantidade de botões que o tablier tem. São dezenas deles! Podiam ter simplificado mais a coisa!
Também, não fiquei muito satisfeito por ver que só cabiam 3 pessoas no carro para além do condutor! Ainda assim, são 3 pessoas que vão muito bem acomodadas. A nível de equipamento, mais uma vez tínhamos todos os extras disponíveis.
Sendo este carro um full hybrid, quando ligamos o automóvel, não se ouve nada. É tudo muito suave e silencioso, a nível de condução é extremamente confortável, a suspensão faz bem o seu trabalho e passa por cima das irregularidades sempre com o máximo conforto, a direcção é também suave, talvez demais, já que não se sente muito feedback da estrada.
Apesar de não ter muito tempo para realizar um teste mais extenso, fiquei surpreendido com a agilidade do carro, é que este Opel Ampera pesa 1715 kg e, no entanto, pareceu-me muito mais leve graças à direcção, à suspensão e ao incrível motor eléctrico de 150 cv. Aliás, o motor é, sem dúvida, aquilo que mais gostei neste carro! A potência disponível logo de início é louca e os 0-100 são cumpridos em 9 seg, a velocidade máxima foi limitada nos 170 km/h, o que já é mais do que suficiente para serem apanhados com umas multas jeitosas!O Opel Ampera custa 45.900 euros, mas o Chevrolet Volt começa nos 41.950 euros. Tanto um como o outro são extremamente caros. É certo que permitem muitas poupanças nos combustíveis que estão escandalosamente caros mas, ainda assim, é difícil justificar este investimento avultado, mesmo gastando menos gasolina e mesmo tendo um automóvel com uma manutenção muito mais baixa.
E esse nem é o problema maior, o verdadeiro problema é que por 45 mil euros espera-se um automóvel luxuoso, com grandes acabamentos e plásticos da melhor qualidade possível, mas isso não acontece. Mesmo aqueles que procuram luxo, não o vão encontrar neste automóvel. Ou seja, quem tem dinheiro para comprar este carro nunca o vai comprar, porque o carro não é luxuoso o suficiente. E quem tem 45 mil euros para gastar num carro também tem dinheiro para a gasolina e, assim sendo, a maioria desses compradores irão optar por um BMW ou um Mercedes a diesel – também económicos e muito mais espaçosos e luxuosos. É uma pena que a realidade seja assim para este automóvel, pois penso que merecia uma melhor aceitação no mercado.Mas, se têm uma consciência ambiental muito forte e têm dinheiro, então este automóvel é, sem dúvida, uma escolha fantástica.
Com a vinda dos híbridos e dos eléctricos, os consumidores vêem-se sempre obrigados a dar algo em troca. No caso dos híbridos, damos a potência para ter um carro verdadeiramente económico, o que nos retira algum prazer de condução. No caso dos eléctricos damos a autonomia, que por enquanto ainda é pouca. Mas o Ampera é o primeiro carro em que não há compromissos, é o primeiro carro que tem potência, que tem economia e que tem autonomia para vários km sem o transtorno de ficarmos apeados. É o rei dos híbridos!
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