Para aqueles que têm dúvidas sobre o óleo de lubrificação dos motores, aqui fica este artigo com algumas dicas.
O intervalo de mudança de óleo varia de veículo para
veículo, e em casos extremos os intervalos poderá ir aos 50 mil km. A
necessidade de substituição do óleo do motor depende do nível
tecnológico de cada veículo, do tipo de óleo utilizado e também da
utilização dada ao automóvel.
| Fonte:pressauto |
Deve ser verificado constantemente o nível do óleo
através da respectiva vareta, que em caso de estar abaixo do nível
mínimo deve ser reposto de imediato. De salientar que esta verificação
deve ser efectuada apenas quando o carro estiver desligado há algum
tempo e obrigatoriamente em plano nivelado. A reposição do óleo nunca
deve ultrapassar a marcação do nível máximo.
Uma outra dica, nunca deve misturar óleos sintéticos
com minerais, isto porque se misturar num carro óleo sintético com um
qualquer óleo mais barato, está a roubar as qualidades ao óleo mais
caro.
A mudança geral de óleo deve ser feita consoante o
número de quilómetros ou pelo menos uma vez por ano. Também o filtro do
óleo deve ser trocado, uma vez que nele circula muita sujidade e muito
óleo velho, tal como no próprio motor. A simples adição de óleo novo só
iria diluir e fazer circular de novo toda a sujidade. Portanto, em cada
muda de óleo, convém substituir sempre o filtro.
Quanto ao tipo de óleo a escolher, definitivamente, o
sintético, apesar de ser mais caro tem mais qualidade e é mais durável,
com uma diferença que se pode estimar no dobro, permitindo assim
percorrer mais quilómetros sem que seja necessária uma nova mudança.
Para terminar saiba que o óleo sintético não escorre tanto e unta as
peças do motor por mais tempo, protegendo-as melhor nos arranques a frio
e nas imobilizações prolongadas.
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