Novo Classe S da Mercedes pretende ser "o melhor automóvel do mundo"
E ao fim de muitos «teasers», fugas de informação e
especulação, o novo Mercedes Classe S foi, finalmente, desvendado. A
sede da Airbus, em Hamburgo, na Alemanha, foi cenário para a revelação
oficial do novo Mercedes Classe S, desenvolvida com o objetivo de ser "o
melhor automóvel do mundo". Os preços começam nos 111.900 euros.
Com 5116 mm de comprimento, uma largura de 1899 mm e 1496 mm de altura, a variante «normal» - mais tarde será apresentada a variante longa -, do novo Classe S procura misturar elegância com um toque de desportivo. Por fora não esconde uma certa inspiração nas linhas do CLA (quatro portas do Classe A) e um perfil que lembra o CLS.
É, no entanto, na tecnologia que o novo Classe S promete causar furor. A começar pelo novo sistema que permite “piloto automático" em situações de fila de trânsito. Através de um sofisticado sistema de 6 câmaras e 6 sensores, o novo Classe S consegue mover-se sozinho numa fila de trânsito: liga o motor, arranca, trava, desliga o motor.
Esta tecnologia permite-lhe ainda aplicar direção, de forma totalmente autónoma e adaptativa face ao trânsito em redor. Um verdadeiro piloto automático.
No interior destaque para um impressionante sistema 3D da Burmester, que aceita e converte o som de praticamente qualquer fonte. O ambiente é perfumado por 4 fragrâncias distintas, ao passo que, no lugar mais desejado, o traseiro, as massagens podem ser controladas através de um ecrã multifunções.
Numa primeira fase, o novo Classe S estará equipado com três motorizações: uma a gasolina, outra diesel e uma híbrida. A versão a gasolina será o S500, equipado com um motor V8 de 4,7 litros com 455cv, enquanto o diesel S350 BlueTEC, contará com um V6 de 3 litros com 258cv.
Esta versão diesel promete uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. A velocidade máxima é a mesma para o S500 que chega aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos.
Por último, o S400 híbrido combina um V6 a gasolina 3.5 com um motor elétrico, debitando uma potência máxima de 306 cv. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos.
Para o final do ano estão previstas duas novas versões híbridas: o S300 Bluetec Hybrid e o S500 Plug-In Hybrid, este último de ligar à tomada. O primeiro anuncia um consumo médio de 4,4 litros aos cem e emissões de CO2 de 115 g/km, ao passo que o segundo combina um motor a gasolina com um motor elétrico para prefazer um total de 442 cv.
Embora não tenha revelado detalhes sobre esta versão, a Mercedes garante que o S500 Plug-in Hybrid será capaz de emissões de CO2 na casa dos 75 g/km (menos que um Smart!) e um consumo médio de 4,0 l/100 km.
Ainda que o lançamento esteja agendado apenas para o final do verão, o novo Classe S já tem preços para o mercado português. A versão S350 BlueTEC a diesel terá um preço de 111.900 euros, ao passo que o S500 arranca nos 146.150 euros (S500 Longo por 148.900 euros). A variante Longa do S350 BlueTEC tem um preço anunciado de 114.500 euros.
Com 5116 mm de comprimento, uma largura de 1899 mm e 1496 mm de altura, a variante «normal» - mais tarde será apresentada a variante longa -, do novo Classe S procura misturar elegância com um toque de desportivo. Por fora não esconde uma certa inspiração nas linhas do CLA (quatro portas do Classe A) e um perfil que lembra o CLS.
É, no entanto, na tecnologia que o novo Classe S promete causar furor. A começar pelo novo sistema que permite “piloto automático" em situações de fila de trânsito. Através de um sofisticado sistema de 6 câmaras e 6 sensores, o novo Classe S consegue mover-se sozinho numa fila de trânsito: liga o motor, arranca, trava, desliga o motor.
Esta tecnologia permite-lhe ainda aplicar direção, de forma totalmente autónoma e adaptativa face ao trânsito em redor. Um verdadeiro piloto automático.
No interior destaque para um impressionante sistema 3D da Burmester, que aceita e converte o som de praticamente qualquer fonte. O ambiente é perfumado por 4 fragrâncias distintas, ao passo que, no lugar mais desejado, o traseiro, as massagens podem ser controladas através de um ecrã multifunções.
Numa primeira fase, o novo Classe S estará equipado com três motorizações: uma a gasolina, outra diesel e uma híbrida. A versão a gasolina será o S500, equipado com um motor V8 de 4,7 litros com 455cv, enquanto o diesel S350 BlueTEC, contará com um V6 de 3 litros com 258cv.
Esta versão diesel promete uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. A velocidade máxima é a mesma para o S500 que chega aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos.
Por último, o S400 híbrido combina um V6 a gasolina 3.5 com um motor elétrico, debitando uma potência máxima de 306 cv. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos.
Para o final do ano estão previstas duas novas versões híbridas: o S300 Bluetec Hybrid e o S500 Plug-In Hybrid, este último de ligar à tomada. O primeiro anuncia um consumo médio de 4,4 litros aos cem e emissões de CO2 de 115 g/km, ao passo que o segundo combina um motor a gasolina com um motor elétrico para prefazer um total de 442 cv.
Embora não tenha revelado detalhes sobre esta versão, a Mercedes garante que o S500 Plug-in Hybrid será capaz de emissões de CO2 na casa dos 75 g/km (menos que um Smart!) e um consumo médio de 4,0 l/100 km.
Ainda que o lançamento esteja agendado apenas para o final do verão, o novo Classe S já tem preços para o mercado português. A versão S350 BlueTEC a diesel terá um preço de 111.900 euros, ao passo que o S500 arranca nos 146.150 euros (S500 Longo por 148.900 euros). A variante Longa do S350 BlueTEC tem um preço anunciado de 114.500 euros.
Comentários
Enviar um comentário