| Fonte:turbo |
Face ao aumento dos custos, o consumidor tem vindo a racionalizar o uso do automóvel. Como
se pode verificar neste estudo do Observador Cetelem, mais de metade
dos Europeus assumem a intenção de reduzir cada vez mais a utilização do
automóvel.
Os portugueses, juntamente com os britânicos lideram esta tendência (63% e 58%, respectivamente).
Por outro lado, os alemães continuam a considerar o automóvel um bem
essencial, apenas 42% declaram que com o passar dos anos têm passado a
utilizar menos o carro.
Contudo, continua a existir uma
tendência acentuada de utilização do automóvel, e que mesmo com
perspectivas globalmente sombrias para o setor, o “sonho automóvel” não
se encontra assim tão extinto. 38% dos consumidores europeus
mostram intenção de adquirir um veículo nos próximos anos, o que segundo
o Observador Cetelem pode ser suficiente para dar um “sopro de
oxigénio” aos mercados que se encontram relativamente fracos.
Porém, um número ainda significativo de consumidores (28%), admite que não pretende comprar automóvel nos próximos anos.
Nesta análise específica sobre as
intenções de compra, Portugal acompanha o comportamento da média
europeia. No entanto, destaca-se por ser o país onde as intenções de
compra de viaturas de ocasião são as mais elevadas: 63% admite que
pretende fazê-lo dentro de dois anos, enquanto a média europeia se situa
nos 46%. É também Portugal, o país que mais comprou viaturas de
ocasião no passado (66% contra uma média dos oito países analisados de
50%).
As análises económicas e de marketing,
bem como as previsões para o Caderno Automóvel 2013, foram efectuadas em
colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE. Os
inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres,
durante o período Maio a Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha,
França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos.
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