Estudo da Ford Mostra que os Europeus Gostam de Comprar
Automóveis, mas Preocupam-se com o Tráfego, os Custos e o Meio Ambiente
• Um novo estudo encomendado pela Ford e realizado a 6.000
pessoas na Europa conclui que a maioria continua a querer manter a
propriedade de um automóvel, mas que têm preocupações crescentes com o
congestionamento de trânsito, custos de condução e com o ambiente *• A
Ford encomendou o estudo para compreender melhor a opinião e as atitudes
públicas sobre uma série de questões no âmbito da mobilidade; a
responsável pelo desenvolvimento de produto da Ford Europa, Barb
Samardzich, participou na passada semana em Londres no debate “O Futuro
dos Transportes", organizado pelo jornal The Guardian • O estudo da Ford
concluiu que a maioria das pessoas dizem que a vida seria "impossível"
sem um automóvel, no entanto, 76% dos europeus dizem que são afectados
pelo stress provocado pelo congestionamento de trânsito e pelos preços
dos combustíveis; demonstra também que 74% utiliza transportes públicos,
37% partilham automóveis para fazer o mesmo percurso e 3% recorrem a
planos formais de partilha de automóveis • Hoje em dia, há cerca de mil
milhões de automóveis na estrada. Especialistas estimam que este número
aumentará entre dois e quatro mil milhões até 2050; previsões apontam
para que os custos de congestionamento na Europa possam aumentar 50% ao
ano **• A Ford está a desenvolver um "Plano para a Mobilidade" que
implicará uma parceria com os governos, a indústria de telecomunicações e
outros para desenvolver soluções integradas de transporte para evitar
engarrafamentos e reduzir o impacto ambiental dos veículosLISBOA,
Portugal, 19 de Novembro de 2012 - Um novo estudo encomendado pela Ford
Motor Company conclui que a maioria dos europeus continua a querer
manter a propriedade de um automóvel, mas que têm preocupações
crescentes com o congestionamento de trânsito, custos de condução e com o
meio ambiente *A Ford encomendou o estudo à empresa "The Futures
Company", líder em consultadoria, para compreender melhor as opiniões e
atitudes dos europeus numa série assuntos relativos a problemas de
mobilidade - desde a partilha de automóvel a uma condução ecológica, ou
ao futuro dos motores de combustão interna.O estudo da Ford mostrou que a
maioria das pessoas dizem que a vida seria "impossível" sem um
automóvel mas, 76% dos europeus dizem que são afectados pelo stress
provocado pelo congestionamento de trânsito e pelos preços dos
combustíveis. Demonstra também que 74% utiliza transportes públicos, 37%
partilham automóveis para fazer o mesmo percurso e 3% recorrem a planos
formais de partilha de automóveis."O estudo determina que precisamos de
um diálogo público e envolver todas as partes interessadas para
resolver os problemas de mobilidade e responsabilidade ambiental", disse
Barb Samardzich, vice-presidente do Desenvolvimento de Produto da Ford
Europa. "À medida que a população no mundo aumenta e se urbaniza, não
queremos perder a liberdade de mobilidade, e é por esta razão que
precisamos duma abordagem cooperativa e integrada."Barb Samardzich
participou na passada semana no debate “O Futuro dos Transportes", em
Londres, organizado pelo jornal The Guardian, junto com Sylvian Haon,
secretário-geral da Polis Network; Susan Claris, editora associada da
Arup e Fabio Orecchini, professor de sistemas de energia na Universidade
de Roma."Uma clara visão de sustentabilidade, juntamente com uma
utilização transparente de recursos, os vectores de energia e
respectivos impactos ambientais, podem conduzir-nos à melhor solução: a
mobilidade sustentável, com base em recursos renováveis e
intrinsecamente úteis para o desenvolvimento económico de qualquer
região", disse Orecchini.Outras conclusões do estudo:• 74% identifica a
propriedade de um automóvel como independência• 52% utiliza transportes
públicos menos de uma vez por mês ou nunca• 53% dizem que as alterações
climáticas foram o maior problema do mundo• 77% não deixaria de utilizar
o automóvel para ajudar a resolver questões ambientais• 72% dizem que a
eficiência de combustível é um dos factores de maior importância quando
compram um automóvel• 50% usaria um estilo de condução mais ambiental
se compreendesse melhor o seu impacto no benefício financeiro• 57% dizem
que a maior responsabilidade é dos órgãos eleitos, por forma a reduzir
o impacto que os transportes exercem no ambienteDos entrevistados, 28%
dizem que considerariam comprar um veículo de propulsão eléctrica,
embora poucos tenham experenciado em primeira mão tais veículos (8% já
teve ou conduziu um veículo híbrido eléctrico e 6% já teve ou conduziu
um veículo eléctrico híbrido “plug-in” ou um veículo eléctrico a
bateria). Em comparação, 66%dos entrevistados já tiveram um veículo com
motor a gasolina e 38% já tiveram um veículo com motor a
gasóleo.Estima-se que o número de automóveis nas estradas em todo o
mundo aumente dos mil milhões actuais para um número entre 2 e 4 mil
milhões até 2050. A Comissão Europeia prevê que os custos de
congestionamento na Europa aumentarão em 50 por cento, para 200 mil
milhões de euros por ano ** no mesmo período de tempo.Liderada pelo
Presidente Executivo Bill Ford, a Ford Motor Company tem estado na
vanguarda da discussão sobre mobilidade futura. No início deste ano, em
Barcelona, Bill Ford anunciou o projecto "Blueprint for Mobility", uma
visão sobre como as questões sobre mobilidade podem ser tratadas através
da colaboração de todos os intervenientes e da aplicação de novas
tecnologias.A Ford está a colaborar com vários parceiros para garantir
uma abordagem holística com o intuito de identificar e trabalhar em
direcção a uma visão do futuro do transporte. Por exemplo, especialistas
do Centro Europeu de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford, em Aachen,
na Alemanha, estão a liderar e a contribuir para uma série de projectos
de pesquisa cooperativa de alto perfil que oferece a capacidade de
comunicação de carro-para-carro e entre carro-infraestrutura, melhorar a
integração de tráfego e sistemas de assistência inteligente ao
condutor; são todos elementos fundamentais para reduzir o
congestionamento de tráfego, melhorar a segurança e eficiência de
combustível.Estes incluem:• simTD (Safe Intelligent Mobility - Testfield
Alemanha) - um projecto de pesquisa apoiado pelo governo alemão, desde
2008. Está a testar sistemas de comunicação de carro-para-carro e entre
carro-infraestrutura sob condições reais e num ambiente de teste em
larga escala. Tais sistemas podem oferecer segurança rodoviária e
melhorias na eficiência de infraestruturas de tráfego existentes,
melhorando potencialmente o fluxo de tráfego e reduzir as emissões de
CO2. Um total de 120 veículos, incluindo 20 Ford S-MAX, iniciaram testes
operacionais diários, em Frankfurt, em Julho de 2012. • DRIVE C2X
(DRIVing implementation and Evaluation of C2X communication technology
in Europe) - um projecto de pesquisa apoiado pela Comissão Europeia, que
teve início em 2011. Testa a compatibilidade e escalabilidade de
sistemas de comunicação colaborativos de carro-para-carro e
carro-infraestrutura sob condições de mundo real. O sistema de
referência DRIVE C2X é usado para demonstrar veículos cooperativos em
tráfego real em cooperação com Car2Car Communication Consortium e
Telematik Testfeld.• eCoMove (Cooperative Mobility Systems and Services
for Energy Efficiency) - um consórcio entre a indústria automóvel,
operadores de frotas e prestadores da gestão de tráfego apoiados pela
Comissão Europeia, que teve início em 2010. Tem como alvo melhorar o
fluxo de tráfego e a redução das emissões de CO2 através de sistemas
cooperativos.• interactIVE (Accident Avoidance by Active Intervention of
Intelligent Vehicles) - um consórcio de 29 parceiros liderados pela
Ford e apoiado pela Comissão Europeia, que teve início em 2010. Está a
testar o desempenho do implementado Sistema de Travagem Activa em
Cidade. Inclui travagem e direcção autónomas em situações críticas e
visa evitar colisões e mitigar impactos com gravidade."A política da
Ford tem sido sempre a de olhar para a frente e atender às necessidades
dos futuros condutores", disse Paul Mascarenas, técnico chefe da Ford e
vice-presidente de Pesquisa e Inovação. "A vasta experiência da nossa
empresa no ramo automóvel permite-nos desempenhar um papel fundamental
na configuração da infraestrutura de transportes e veículos do
futuro."Em 2011, a Ford Motor Company gastou globalmente 4,1 mil milhões
de euros em pesquisa e desenvolvimento, em áreas como comunicação de
carro-para-carro, recursos de assistência ao condutor, desenvolvimento
de materiais e produção.* Inquérito realizado por “The Futures Company”,
entre Julho e Agosto de 2012. 6.028 inquiridos de seis países europeus,
Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido,
participaram neste inquérito ** Documento de trabalho do Pessoal da
Comissão Europeia, que acompanha o Livro Branco - Roteiro do espaço
único europeu dos transportes - Rumo a um sistema de transportes
competitivo e de recursos eficientes (28.3.11)Sobre a Ford Motor
CompanyA Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel
global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui
automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 172.000 empregados e
65 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem
Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford
Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por
favor consulte
http://corporate.ford.com.A
Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os
veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 47,000
trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 66,000 incluindo as
‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as
operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24
instalações fabris (15 detidas integralmente ou instalações em
‘joint-ventures’ consolidadas e 9 em 'joint-ventures' não consolidadas).
Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a
Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção
europeia iniciou-se em 1911
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