Os tempos são de crise, mas a paixão pelo desporto automóvel é mais valente e como “o homem sonha, a obra nasce” aqui está o “Classic Super Stock”
Fonte:autosapo |
Quem gosta de automóveis inevitavelmente
adora corridas de automóveis, palco para mostrar cores garridas,
tecnologia de ponta e verdadeiros artistas do volante. Porém, o custo
deste desporto é elevado e a esmagadora maioria fica fora quando embate
no verdadeiro muro que são os valores necessários para pilotar um GT3 ou
até um clássico. Foi a pensar nessa maioria que alguém “sonhou e a obra
nasceu” e hoje a velocidade nacional tem uma competição verdadeiramente
“low cost”, o “Classic Super Stock” (CSS).
Fernando
Gaspar pode dizer pouco aos menos atentos, mas os conhecedores
lembrarão o piloto que há algumas décadas lutou pelos títulos nacionais
de velocidade. Ele e a sua esposa, Madalena Mayer Gaspar e o filho,
Fernando Mayer Gaspar, sonharam com uma competição que pudesse não só
colocar em pista vários dos seus carros clássicos de competição, mas
proporcionar a mais adeptos da modalidade divertirem-se com custos
reduzidos.
Fermentada
a ideia e depois de muitos avanços e recuos, o Classic Super Stock
(CSS) avançou tendo como base a regulamentação do Grupo 1 – mas com
algumas alterações destinadas a moderar os custos, pelo que os carros
são uma espécie de grupo 1,5 – e ficha de homologação até 1982. O que
oferece uma possibilidade de escolha superior às cinco centenas de
modelos.
A
resposta, depois de lançado o desafio na Internet com a ajuda do
Facebook, foi enfática e mais de 30 concorrentes inscreveram-se com
vários pilotos a escolherem parceiros para esta aventura. Isto porque o
CSS tem o formato de duas corridas de 20 minutos por fim de semana de
prova (mais duas sessões cronometradas, dispensando as sessões livres
para conter custos) e podem correr dois pilotos distribuindo assim os
custos.
A
primeira jornada dupla do CSS decorreu este fim de semana no Autódromo
do Estoril, com uma lista de inscritos que albergou quinze carros, com
alguns modelos mais exóticos como o Porsche 924 Turbo, o BMW 528i ou os Toyota Starlet 1.3 S. Porém, muitas máquinas estão em preparação como um Saab 96 ou um Renault 5 TS, que aparecerão, certamente, na próxima jornada.
Para
a história da estreia do CSS fica a dupla vitória de Jorge Leite (BMW
2002 Tii) e a certeza de que todos os participantes se divertiram com
este experiência, alguns deles recordando velhos tempos, outros
cumprindo a sua estreia na modalidade.
Classificação Corrida 1
1º
Jorge Leite (BMW 2002 tii); 2º Lourenço Mendes (VW Golf GTI), 3º
Fernando Gaspar (Datsun 1200); 4º José Amaral (Alfa Romeo 2000 GT); 5º
João Lopes (Datsun 1200); 6º Pedro Ágoas (VW Golf GTI); 7º João Andrade
(Toyota Starlet); 8º Bruno Pinho (Toyota Starlet); 9º João Vasconcelos
(Datsun 1200); 10º Mário Marcão (BMW 528i); 11º José Mota (Audi Coupé),
12º Pedro Nogueira (Porsche 924 Turbo)
Classificação Corrida 2
1º
Jorge Leite (BMW 2002 tii); 2º José Amaral (Alfa Romeo 2000 GT); 3º
Pedro Côrrea Mendes (VW Golf GTI); 4º Filipe Martins (Datsiun 1200); 5º
Madalena Mayer Gaspar (Datsun 1200); 6º Luís Santa Bárbara (Datsun
1200); 7º João Pina Cardoso (Toyota Starlet); 8º Francisco Leitão
(Toyota Starlet); 9º Mário Marcão (BMW 528i); 10º José Mota (Audi
Coupé); 11º Rui Moura (VW Golf GTI); 12º Pedro Grilo (VW Golf GTI)
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