A crise está a levar os Portugueses a procurarem carros mais pequenos,
com menores consumos e, principalmente... mais baratos! Enquanto algumas
marcas se desdobram em campanhas de descontos - aproveitando os
benefícios do abate de veículos em fim-de-vida, outras desenvolvem
modelos mais acessíveis ou apostam no conceito low cost,
importado das agências de viagens, com a recuperação de modelos já
retirados de produção - exemplo Peugeot 206+ e Renault Clio Storia -,
com custos de produção mais baixos e consequentemente mais baratos face
aos modelos mais recentes.
A Dacia, marca romena subsidiária da Renault, que tem conhecido um assinalável sucesso em diversos mercados europeus, nomeadamente Espanha, é a primeira marca assumidamente low cost no mercado europeu. Em Portugal, o Sandero é o modelo mais acessível e um dos mais baratos de todos os carros novos à venda. Derivado da anterior geração Renault Clio, este modelo está equipado com o mesmo motor 1.2 do modelo francês, sendo proposto por 7.660 euros com a campanha de abate de veículos em fim de vida. Sem esta «ajuda», o modelo custa 9.690 euros.
A Renault além da Dacia, tem na sua gama um modelo low cost, o Clio Storia, que não é mais que a anterior geração Clio, com ligeiros retoques estéticos. Este modelo está disponível com as motorizações 1.2 16v de 75 cavalos a gasolina e 1.5 dCi de 65 cavalos a diesel. Os preços começam nos 12.750 euros para a versão a gasolina e nos 16.900 euros para a motorização diesel. Para os que procuram um modelo barato em que o espaço interior não seja requisito, a marca francesa propõe o Twingo 1.2 Confort por 10.750 euros.
Os «irmãos gémeos» Citroen C1, Peugeot 107 e Toyota Aygo, resultado de uma parceria entre o Grupo PSA e a Toyota, são três das propostas mais racionais entre os mais baratos. Nas versões mais acessíveis estão equipados com o motor «mil» de 69cv de origem Toyota, com preços base entre os 8.800 e os 9500 euros.
A Chevrolet é uma das marcas que mais aposta na relação preço/espaço, com os modelos Matiz e Aveo a colocaram-se como duas das propostas mais acessíveis no mercado. O Matiz é um citadino de pequenas dimensões, e cinco portas, equipado com um motor 800cc na versão mais acessível, proposta por menos de 9 mil euros. Com a campanha de abate de veículos em fim de vida, na entrega de um veículo com mais de 13 anos, o modelo passa a ser proposto por 6.924 euros. Já o Aveo é um dos mais baratos entre os maiores. A versão base custa 10.550 euros, mas com a campanha de abate de veículos em fim de vida, na entrega de um veículo com mais de 13 anos, a Chevrolet anuncia um preço de 7.941 euros
A Peugeot, com o 206+, apresenta uma das novidades do recém-criado nicho dos modelos low cost. Com o lançamento do 206+ (lê-se Plus), a marca francesa recuperou um dos seus modelos mais bem sucedidos dos últimos anos para responder ao sucesso dos veículos de baixo custo. As motorizações são as mesmas do antigo 206: 1.1 de 60cv a gasolina e o 1.4 HDi de 69 cavalos, com os preços a arrancarem nos 10.990 euros.
A Nissan surge com um dos melhores negócios da actualidade ao propor o seu pequeno Pixo – irmão gémeo do Suzuki Alto, por apenas 8800 euros. A marca Nipónica tem a decorrer uma campanha que, com abate de um veículo em fim de vida, a versão base fica por um preço de 6.995 euros. Com a mesma campanha, a versão mais equipada do modelo, Pixo 1.0 Acenta, apresenta um preço na ordem dos 8.795 euros.
Na Opel, o modelo mais acessível é o Agila 1.0, proposto por 10.800 euros. Este modelo, irmão gémeo do Suzuki Splash, tem a vantagem de ter uma carroçaria de cinco portas e contar com um expedito motor mil de 65 cavalos. Para quem pensa maior, o Corsa «mil», ou seja, equipado com um outro motor «mil», mas de 60cv e que custa «algo» como 14 mil euros.
A versão base do Fabia – 1.2 Classic -, proposto por 11.893 euros é uma das melhores propostas dentro de uma relação espaço/qualidade/preço. O modelo checo, que utiliza a base do novo Volkswagen Polo, conta com um motor 1.2 a gasolina com 70 cavalos.
A Subaru, ao contrário do que muitos pensam, está presente no segmento dos citadinos com o Justy, um modelo derivado do Daihatsu Sirion, que se apresenta como uma das opções mais acessíveis e espaçosas entre os modelos mais acessíveis disponíveis no mercado Português. Este modelo, à venda por 10.750 euros, conta com um motor mil de 69 cavalos.
Duas das mais recentes novidades na categoria dos mais baratos são de origem Suzuki. O Splash e o Alto estão ambos equipados com um motor de mil centímetros cúbicos, e com carroçaria de cinco portas, o Alto está disponível por 8600 euros e o Splash por 10.650 euros.
Na Kia, o Picanto 1.1 de 61 cavalos é proposto por 10.690 euros é outras das opções mais acessíveis disponíveis no mercado, modelo que é proposto com uma interessante motorização diesel de 1,1 litros com 75cv por pouco mais de 14 mil euros. Na Hyundai, o i10 representa o acesso à marca e o modelo mais barato. Equipado com um 1.2 a gasolina de 78cv, é proposto com um preço de 10.550 euros, enquanto a motorização diesel 1.1 CRDi de 75cv é um dos diesel mais baratos do mercado, com um preço de 13.870 euros.
Por 10.400 euros, o Panda 1.1 Active é o modelo mais barato da Fiat. A versão diesel do mesmo modelo custa 14.300 euros.
A Volkswagen surge representada pelo pouco consensual Fox, um modelo de três portas de origem brasileira, de concepção muito simples, equipado com um motor 1.2 de apenas 55 cavalos e proposto por pouco mais de 10.800 euros.
Numa lista composta pelos carros mais baratos não poderia faltar também o mediático smart. Para os que prescindem de espaço, o revolucionário citadino é uma das opções a ter em conta, estando disponível a partir de 8.600 euros.
Para quem estiver disposto a dar um pouco mais pela compra de um carro para cidade e não só... surgem modelos mais dispendiosos, com outras características, com destaque para o novo Ford Ka (a partir de 12.400 euros), o i20 da Hyundai por 12.800 euros, o Mazda2 1.3 de 75cv por 12.760 euros, Mitsubishi Colt 1.1 (13.200 euros), Nissan Micra 1.2 Visia (12.293 euros).
Os modelos mais baratos, actualmente, à venda em Portugal:
Chevrolet Matiz U-Start – 6.924 euros (inclui campanha de abate)
Nissan Pixo 1.0 Visia – 6.995 euros (inclui campanha de abate)
Dacia Sandero 1.2 16v - 7.660 euros (inclui campanha de abate)
Chevrolet Aveo 1.2 LS - 7.941 euros (inclui campanha de abate)
Suzuki Alto 1.0 – 8.600 euros
Smart fortwo coupé pure 61 – 8.600 euros
Citroen C1 1.0 Airdream – 8.800 euros
Peugeot 107 1.0 – 8.990 euros
Toyota Aygo – 9.220 euros
Fiat Panda 1.1 Active – 10.400 euros
Hyundai i10 1.2 Comfort – 10.550 euros
Suzuki Splash 1.0 GLS – 10.650 euros
Kia Picanto 1.1 EX – 10.690 euros
Subaru Justy 1.0 Base – 10.750 euros
Renault Twingo 1.2 8v - 10.750 euros
Volkswagen Fox 1.2 – 10.800 euros
Opel Agila 1.0 Essentia – 10.800 euros
Peugeot 206+ 1.1 Urban – 10.990 euros
Skoda Fabia 1.2 Classic – 11.893 euros
Renault Clio Storia 1.2 16v - 12.750 euros
Toyota iQ – 12.280 euros
Os preços são da responsabilidade dos importadores e não incluem despesas administrativas, de transporte ou outros acréscimos da responsabilidade dos concessionários.
A Dacia, marca romena subsidiária da Renault, que tem conhecido um assinalável sucesso em diversos mercados europeus, nomeadamente Espanha, é a primeira marca assumidamente low cost no mercado europeu. Em Portugal, o Sandero é o modelo mais acessível e um dos mais baratos de todos os carros novos à venda. Derivado da anterior geração Renault Clio, este modelo está equipado com o mesmo motor 1.2 do modelo francês, sendo proposto por 7.660 euros com a campanha de abate de veículos em fim de vida. Sem esta «ajuda», o modelo custa 9.690 euros.
A Renault além da Dacia, tem na sua gama um modelo low cost, o Clio Storia, que não é mais que a anterior geração Clio, com ligeiros retoques estéticos. Este modelo está disponível com as motorizações 1.2 16v de 75 cavalos a gasolina e 1.5 dCi de 65 cavalos a diesel. Os preços começam nos 12.750 euros para a versão a gasolina e nos 16.900 euros para a motorização diesel. Para os que procuram um modelo barato em que o espaço interior não seja requisito, a marca francesa propõe o Twingo 1.2 Confort por 10.750 euros.
Os «irmãos gémeos» Citroen C1, Peugeot 107 e Toyota Aygo, resultado de uma parceria entre o Grupo PSA e a Toyota, são três das propostas mais racionais entre os mais baratos. Nas versões mais acessíveis estão equipados com o motor «mil» de 69cv de origem Toyota, com preços base entre os 8.800 e os 9500 euros.
A Chevrolet é uma das marcas que mais aposta na relação preço/espaço, com os modelos Matiz e Aveo a colocaram-se como duas das propostas mais acessíveis no mercado. O Matiz é um citadino de pequenas dimensões, e cinco portas, equipado com um motor 800cc na versão mais acessível, proposta por menos de 9 mil euros. Com a campanha de abate de veículos em fim de vida, na entrega de um veículo com mais de 13 anos, o modelo passa a ser proposto por 6.924 euros. Já o Aveo é um dos mais baratos entre os maiores. A versão base custa 10.550 euros, mas com a campanha de abate de veículos em fim de vida, na entrega de um veículo com mais de 13 anos, a Chevrolet anuncia um preço de 7.941 euros
A Peugeot, com o 206+, apresenta uma das novidades do recém-criado nicho dos modelos low cost. Com o lançamento do 206+ (lê-se Plus), a marca francesa recuperou um dos seus modelos mais bem sucedidos dos últimos anos para responder ao sucesso dos veículos de baixo custo. As motorizações são as mesmas do antigo 206: 1.1 de 60cv a gasolina e o 1.4 HDi de 69 cavalos, com os preços a arrancarem nos 10.990 euros.
A Nissan surge com um dos melhores negócios da actualidade ao propor o seu pequeno Pixo – irmão gémeo do Suzuki Alto, por apenas 8800 euros. A marca Nipónica tem a decorrer uma campanha que, com abate de um veículo em fim de vida, a versão base fica por um preço de 6.995 euros. Com a mesma campanha, a versão mais equipada do modelo, Pixo 1.0 Acenta, apresenta um preço na ordem dos 8.795 euros.
Na Opel, o modelo mais acessível é o Agila 1.0, proposto por 10.800 euros. Este modelo, irmão gémeo do Suzuki Splash, tem a vantagem de ter uma carroçaria de cinco portas e contar com um expedito motor mil de 65 cavalos. Para quem pensa maior, o Corsa «mil», ou seja, equipado com um outro motor «mil», mas de 60cv e que custa «algo» como 14 mil euros.
A versão base do Fabia – 1.2 Classic -, proposto por 11.893 euros é uma das melhores propostas dentro de uma relação espaço/qualidade/preço. O modelo checo, que utiliza a base do novo Volkswagen Polo, conta com um motor 1.2 a gasolina com 70 cavalos.
A Subaru, ao contrário do que muitos pensam, está presente no segmento dos citadinos com o Justy, um modelo derivado do Daihatsu Sirion, que se apresenta como uma das opções mais acessíveis e espaçosas entre os modelos mais acessíveis disponíveis no mercado Português. Este modelo, à venda por 10.750 euros, conta com um motor mil de 69 cavalos.
Duas das mais recentes novidades na categoria dos mais baratos são de origem Suzuki. O Splash e o Alto estão ambos equipados com um motor de mil centímetros cúbicos, e com carroçaria de cinco portas, o Alto está disponível por 8600 euros e o Splash por 10.650 euros.
Na Kia, o Picanto 1.1 de 61 cavalos é proposto por 10.690 euros é outras das opções mais acessíveis disponíveis no mercado, modelo que é proposto com uma interessante motorização diesel de 1,1 litros com 75cv por pouco mais de 14 mil euros. Na Hyundai, o i10 representa o acesso à marca e o modelo mais barato. Equipado com um 1.2 a gasolina de 78cv, é proposto com um preço de 10.550 euros, enquanto a motorização diesel 1.1 CRDi de 75cv é um dos diesel mais baratos do mercado, com um preço de 13.870 euros.
Por 10.400 euros, o Panda 1.1 Active é o modelo mais barato da Fiat. A versão diesel do mesmo modelo custa 14.300 euros.
A Volkswagen surge representada pelo pouco consensual Fox, um modelo de três portas de origem brasileira, de concepção muito simples, equipado com um motor 1.2 de apenas 55 cavalos e proposto por pouco mais de 10.800 euros.
Numa lista composta pelos carros mais baratos não poderia faltar também o mediático smart. Para os que prescindem de espaço, o revolucionário citadino é uma das opções a ter em conta, estando disponível a partir de 8.600 euros.
Para quem estiver disposto a dar um pouco mais pela compra de um carro para cidade e não só... surgem modelos mais dispendiosos, com outras características, com destaque para o novo Ford Ka (a partir de 12.400 euros), o i20 da Hyundai por 12.800 euros, o Mazda2 1.3 de 75cv por 12.760 euros, Mitsubishi Colt 1.1 (13.200 euros), Nissan Micra 1.2 Visia (12.293 euros).
Os modelos mais baratos, actualmente, à venda em Portugal:
Chevrolet Matiz U-Start – 6.924 euros (inclui campanha de abate)
Nissan Pixo 1.0 Visia – 6.995 euros (inclui campanha de abate)
Dacia Sandero 1.2 16v - 7.660 euros (inclui campanha de abate)
Chevrolet Aveo 1.2 LS - 7.941 euros (inclui campanha de abate)
Suzuki Alto 1.0 – 8.600 euros
Smart fortwo coupé pure 61 – 8.600 euros
Citroen C1 1.0 Airdream – 8.800 euros
Peugeot 107 1.0 – 8.990 euros
Toyota Aygo – 9.220 euros
Fiat Panda 1.1 Active – 10.400 euros
Hyundai i10 1.2 Comfort – 10.550 euros
Suzuki Splash 1.0 GLS – 10.650 euros
Kia Picanto 1.1 EX – 10.690 euros
Subaru Justy 1.0 Base – 10.750 euros
Renault Twingo 1.2 8v - 10.750 euros
Volkswagen Fox 1.2 – 10.800 euros
Opel Agila 1.0 Essentia – 10.800 euros
Peugeot 206+ 1.1 Urban – 10.990 euros
Skoda Fabia 1.2 Classic – 11.893 euros
Renault Clio Storia 1.2 16v - 12.750 euros
Toyota iQ – 12.280 euros
Os preços são da responsabilidade dos importadores e não incluem despesas administrativas, de transporte ou outros acréscimos da responsabilidade dos concessionários.
fonte:autoportal |
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