fonte:razaoautomovel |
Esta história já não é de agora e de certeza que os mais curiosos já devem conhecer este torpedo alemão com descendência árabe. Não é um SLK qualquer, é um Super SLK que vem equipado com um «super motor» de um… SLR!!
Pois é, não me perguntem como, mas o ex-piloto de rally, Mohammed Ben Sulayem, conseguiu realizar este monstruoso e curioso sonho: encaixar o «coração» de um Mercedez SLR no pequeno «baú» de um SLK. Diga-se de passagem, que o SLK 55 AMG de origem é máquina para nos levar à lua num abrir e fechar de olhos – a brincar, a brincar, são 360 cv vindos de um V8 de 5.5 litros.
Se a memória não me falha, os engenheiros da AMG andaram vários dias à «pancada» com o SLK para lá conseguirem encaixar este poderoso motor. Quando terminada esta árdua tarefa, disseram que este seria o máximo que um SLK poderia suportar… mas enganaram-se. Pelos vistos, o SLK é menino para aguentar a instalação de um outro motor V8 de 5.5 litros equipado com um compressor e pronto para debitar 617 cv de potência.
Mas perguntam vocês: “então e porque raio é que o árabe não adicionou um simples compressor ao motor original?” – Porque apesar das aparências, as estruturas dos dois motores são completamente diferentes no que toca a suportes, conexões e outras «dores de cabeça» que agora não interessam nada. Assim, com a instalação do motor do SLR, o Sr. Sulayem conseguiu obter quase o dobro da potência original e ainda reduzir o peso total em cerca de 400 kg.
Quem é que não se recorda de um famoso vídeo de um Mercedes SLK 55 AMG a dar uma «tareia» a um Ferrari Enzo?
Na altura, muito se falou da veracidade deste vídeo e da falta de «salero» do condutor que ia a bordo do Ferrari, mas o que é certo, é que este extravagante brinquedo alemão existe mesmo.
Embora tivesse sido colocada uma nova barra estabilizadora dianteira para «acomodar» tudo o que estivesse debaixo do capô, foi necessário recorrer a duas aberturas especiais no capô para que o motor 5.5 AMG Kompressor conseguisse «socializar» sem problemas com os restantes componentes do carro. E assim se explica o porquê da utilização daquele capô todo «estiloso». A suspensão ganhou também novos ajustes nas molas e a distribuição de peso não deverá ter sido alterada: 50/50.
Que o Sr. Mohammed Ben Sulayem podia muito bem ter comprado um Mercedes SLR, podia… mas não era a mesma coisa. E só para terem noção, este árabe fez exatamente a mesma coisa a um Mercedes E 55 AMG – É caso para dizer, viva à crise e à falta de imaginação.
Comentários
Enviar um comentário