Apesar da subida registada em Abril, no primeiro quadrimestre as vendas de ligeiros de passageiros caíram 7,1%
Fonte:lusomotores |
A venda de veículos ligeiros de passageiros na União Europeia (UE) cresceu, em Abril, em termos homólogos, pela primeira vez desde Setembro de 2011 , tendo sido vendidos 1.038.343 veículos, o que se traduziu num crescimento de 1,7% em comparação com os números de Abril do ano passado.
No entanto, a região contou, em média, com mais dois dias úteis do que no mesmo mês do ano anterior, o que, segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), poderá explicar este aumento. Em números absolutos, na série em análise, o resultado de Abril de 2013 é o segundo nível mais baixo das vendas para este mês, tendo o mínimo histórico para Abril sido alcançado em 2012 (1.021.358 unidades).
De acordo com os dados da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), em Abril, os diversos mercados tiveram comportamentos variados. Olhando para os mais importantes, a Alemanha (3,8%), a Espanha (10,8%) e o Reino Unido (14,8%) cresceram, enquanto a França (-5,3%) e a Itália (-10,8%) sofreram quebras significativas.
No entanto, no primeiro quadrimestre do presente ano, as vendas de veículos ligeiros de passageiros caíram 7,1%, em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 4.026.946 unidades vendidas.
Entre Janeiro e Abril, o Reino Unido foi o único grande mercado com crescimento (+8,9%), enquanto Espanha (-6,7%), Alemanha (-8,5%), França (-12,3%) e Itália (-12,3%) viram as vendas baixarem, contribuindo para a redução global de 7,1% registada na UE.
Refira-se que, entre os países com programas de assistência financeira na UE, Portugal é o único em que as vendas de carros subiram, ainda que ligeiramente, entre Janeiro e Abril deste ano, face ao mesmo período de 2012. As vendas em Portugal cresceram 0,9% nos primeiros quatro meses do ano, contra as quedas de 44,4% do Chipre, 13,3% da Irlanda e 9,8% da Grécia.
No entanto, recorde-se que, apesar da tendência ligeiramente positiva do mercado em Portugal neste período, as vendas lusas voltar a registar uma quebra de 4,4% em Abril, relativamente ao mesmo mês de 2012.
Em termos de construtores automóveis, entre Janeiro e Abril, o grupo Volkswagen (Volkswagen, Audi, Seat, Skoda) liderou o mercado, com vendas de 997.186 veículos, apesar de ter sofrido uma queda de 7,1%, tal como aconteceu com o grupo PSA (Peugeot e Citroen), que sofreu uma descida de 14%, a Renault, cujas vendas cairam 4,9%, e o grupo General Motors (Opel e Chevrolet), com uma redução de 10,5%.
Por outro lado, os poucos construtores a crescer em vendas nos primeiros quatro meses do presente ano foram o grupo Daimler (Mercedes e Smart), com 2,8%, a Kia, que viu as vendas aumentarem 4,1%, a Jaguar Land Rover, cujos resultados das duas marcas em conjunto valeram uma subida de 13,9%, e a Honda, que registou um crescimento de 14%.
Comentários
Enviar um comentário