918 Spyder promete bater concorrência




918 Spyder promete bater concorrência
Fonte:autohoje

Apesar dos 880 cavalos ficarem aquém dos 963 cv do LaFerrari e dos 916 cv do McLaren P1, a Porsche diz que tem o carro mais rápido em pista e em estrada. Será limitado a 918 unidades e pesará 1640 kg.
Em setembro do ano passado, ainda em formato protótipo, o 918 Spyder fez menos 20 segundos que o Carrera GT numa volta ao North Loop de Nürburgring, na presença da imprensa internacional. Este feito foi suficiente para manter toda a gente atenta aos passos do superdesportivo híbrido plug-in até à sua produção. Agora que esse momento se aproxima, James Eastwood, o responsável de produto da Porsche, garantiu à Car Magazine que, devido à tecnologia utilizada, o hiperdesportivo será mais rápido em pista e em estrada que os rivais diretos P1 e LaFerrari. Em comunicado, a Porsche avançou com mais pormenores sobre o seu futuro topo de gama, numa altura em que se encontra na fase final de desenvolvimento.

Com efeito, o 918 Spyder beneficia do desenvolvimento dos bólides que competirão nas 24 Horas de Le Mans em 2014. O chassis rolante é a peça central deste desportivo, que pode correr mesmo sem chapa – uma caraterística herdada dos modelos dos Porsche de corridas. Tal como no concept, estamos perante um modelo tração integral com um conjunto propulsor baseado no 911 GT3 R Hybrid, com um motor a gasolina que funciona conjuntamente blocos elétrico encaixados em cada um dos eixos. A potência combinada é de 880 cv. Destes, 608 cv são provenientes do motor V8 4.6 naturalmente aspirado (herdado do RS Spyder de competição), que pode chegar a regimes máximos de 9150 rpm. A potência é de aproximadamente 133 cv/litro. Confirma-se ainda que faz 0-100 km/h em 2,8 segundos e que atinge 341 km/h. O módulo híbrido inclui um motor elétrico debita 155 cv e um desacoplamento que serve de ligação ao motor de combustão. As baterias podem ser recarregadas em quatro horas através de um carregador universal da Porsche ou em 25 minutos quando utilizado um opcional ponto de carga rápida da marca.

Com distribuição de pesos 57/43 e um centro de gravidade extremamente baixo, o 918 Spyder beneficia de um eixo dianteiro independente que lhe permite um comportamento seguro em curva, a uma elevada velocidade, assim como um chassis multibraços complementado por sistemas como o PASM (sistema de absorção de choques) e braço de direção no eixo traseiro. A aerodinâmica foi trabalhada para poder operar em três modos específicos, de eficiência ideal para o downforce máximo. Possui cinco modos de condução: E-Power (que lhe permite andar 30 km em formato puramente elétrico, além de fazer 0-100 km/h em sete segundos para uma velocidade máxima limitada a 150 km/h), Hybrid (com funcionamento alternado entre o motor de combustão e elétrico), Sport Hybrid (em que o motor de combustão funciona continuamente e conta com o auxílio dos blocos elétricos para um apoio de performance) e Race Hybrid (com “toda a carne no assador”, auxiliado pela caixa automática de dupla embraiagem PDK de sete relações, para uma condução desportiva). À disposição está ainda o botão Hot Lap, que puxa pelas reservas da bateria do 918 Spyder. Já os consumos médios são de 3 l/100 km quando se recorre aos préstimos de motor elétrico.

Limitado a 918 unidades, o novo Porsche pesará cerca de 1640 kg, no caso da versão com pack “Weissach” – em virtude da utilização de materiais tais como plástico reforçado a fibra de carbono.

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