Lexus IS300h já cumpriu 1,6 milhões de quilómetros em testes


O suficiente para ir e voltar duas vezes à Lua
Lexus IS300h já cumpriu 1,6 milhões de quilómetros em testes
Fonte:autoportal
A nova geração Lexus IS, que chegará ao mercado português no próximo mês de setembro, já acumulou mais de 1,6 milhões de quilómetros em testes de desenvolvimento, o suficiente para ir e voltar duas vezes a Lua.

Os testes do novo modelo envolveram vários locais como estradas nacionais, autoestradas, circuitos e em laboratório tendo sido levado ao limite nos países com neve e gelo no hemisfério sul, ou nas zonas mais tórridas do planeta.

O novo IS 300h também foi alvo de testes nos emblaméticos circuitos de Nurburgring (Alemanha) e em Fuji (Japão).

“A abordagem convencional de desenvolvimento de uma vitatura é a atenção a cada um dos itens de forma independente, com o prazer de condução a surgir por acréscimo, tal como se de uma pirâmide se tratasse. Primeiro constrói-se a base e depois vai evoluindo por patamares,” afirmou.

“O problema é que nesta abordagem existe uma grande incerteza quanto ao resultado final e de como se vai proporcionar uma experiência de condução marcante. Contudo, no desenvolvimento do novo IS o processo utilizado foi completamente oposto. Primeiro objetivo foi criar um carro que proporcionasse prazer de condução e ir subindo na pirâmide, desenvolvendo cada elemento de forma a corresponder com a performance pretendida”, acrescentou Mr Furuyama.

A nova geração IS estará disponível em exclusivo com uma motorização híbrida, que promete a mesma eficiência de um motor diesel: 4,3 litros aos cem.

Para alcançar estes números, o novo IS 300h, assim é a designação da versão de acesso (pelo menos em Portugal), recorre a um motor de quatro cilindros de 2,5 litros, auxiliado por um propulsor elétrico, alimentado por baterias de iões de lítio.

A eficiência é assim um dos seus maiores argumentos. O consumo anunciado é de apenas 4,3 litros aos cem, registo que muitos utilitários a gasolina não conseguem oferecer. As emissões de CO2 ficam-se pelas 99 g/km.

Apesar a preocupação com a eficiência, o IS 300h anuncia uma potência combinada de 223cv, permitindo a este modelo cumprir os tradicionais 0 aos 100 km/h em 8,3 segundos. A velocidade máxima é de 200 km/h.

Comentários