Mini «original» eleito o melhor carro britânico de sempre

Leitores da revista «Autocar» escolheram os dez melhores carros britânicos de sempre
O Austin Mini, antecessor do atual Mini, foi considerado o melhor carro britânico de todos os tempos numa votação promovida pela «Autocar». A publicação britânica pediu aos seus leitores para escolher os carros britânicos mais emblemáticos de todos os tempos. O objetivo era descobrir quais os melhores carros alguma vez produzidos na Grã-Bretanha. E os resultados foram surpreendentes.

O maior número de votos recaiu num dos símbolos da indústria automóvel britânica, o Austin Mini, que bateu dois outros ícones produzidos em terras de Sua Majestade, o Range Rover da década de setenta (o modelo original) e o desportivo Jaguar E-Type, lançado na década de sessenta, segundo e terceiro mais votados, respetivamente.

“O Mini tinha muitas falhas e nunca foi um carro lucrativo, mas redefiniu as regras da indústria britânica, causando um impacto jamais repetido por nenhum outro carro”, explicou o editor chefe da revista, Steve Cropley.

“É um dos carros mais incríveis já construídos, com lugar para quatro pessoas, uma bagageira decente em apenas três metros de comprimento, dotado ainda de uma mecânica revolucionária e suspensão ultra compacta”, acrescenta.

A lista dos dez melhores inclui ainda os emblemáticos táxis londrinos, assim como Morris Minor, Caterham Seven, Mclaren F1, Land Rover (Defender), e até dois modelos contemporaneos que estão a fazer grande sucesso: Mclaren MP4-12C e o Range Rover Evoque. Mais estranho é a ausência de exemplares das aristocráticas Bentley ou Rolls Royce.

Os dez mais votados:

1. Mini
2. Range Rover
3. Jaguar E-Type
4. Land Rover
5. McLaren F1
6. Range Rover Evoque
7. Caterham 7
8. Morris Minor
9. McLaren MP4-12C
10. London Taxi

Comentários