Mercedes GLA






fonte:expomotor


Um reforço de peso

A nova geração Classe A da Mercedes prepara-se para ganhar um novo reforço, um crossover compacto da classe premium com 4,38 metros de comprimento, 1,97 m de largura e 1,57 m de altura, e uma distância entre eixos de 2,69 metros. Este modelo combina um estilo dinâmico e vantagens óbvias na utilização recreativa.
As linhas são inspiradas no Classe A, distinguindo-se por uma grelha de orientação horizontal com barras em cromado e uma grande estrela Mercedes. A linha de cintura elevada, os vincos laterais e as jantes de 20 polegadas com design em turbina e equipadas com pneus 255/45 R 20 contribuem para o visual imponente do GLA. Visto de lado, o Concept GLA transmite uma sensação de poder e confiança. Isto reforça a filosofia global do design que está por trás do veículo, com uma "linha descendente" que se prolonga dos faróis até ao arco da roda traseira. Os distintos retrovisores nas portas, com barras de suporte duplas, são equipados com uma grelha de proteção. Os vidros laterais sem estrutura também enfatizam as características de coupé. A porta da bagageira apresenta um sistema de fecho elétrico que permite a abertura e fecho com o toque de um botão. Ao abrir a porta da bagageira, com os conjuntos de luzes integrados, são visíveis as luzes suplementares para alertar os veículos que se aproximem que a bagageira está aberta. Existem mais conjuntos de luzes no elemento transversal traseiro entre as calhas do tejadilho. Estas características, em conjunto com a proteção inferior na frente, são muito típicas de um SUV. A aparência marcante do Concept GLA também resulta do acabamento de pintura Alubeam prateado.O sistema escape duplo é prova das aspirações desportivas do veículo. O habitáculo, com quatro lugares, apresenta um ar futurista, graças ao design e detalhes como instrumentação construída em várias camadas. Os quatro bancos individuais e os painéis centrais das portas são revestidos em pele natural num tom de castanho, conjugando o espaço interior com alumínio galvanizado e alumínio polido.
O protótipo que estará exposto em Xangai contará com um motor 2 litros turbo, a gasolina, com 211 cavalos de potência, acoplado a uma caixa de dupla embraiagem 7G-DCT e sistema de tração integral. A versão de produção será mostrada no Salão de Frankfurt, em setembro. A mecânica deverá incluir a mesma oferta do CLA, nomeadamente um diesel CDi de 2,2 litros com 170cv, além de motores a gasolina de 1,6 e 2 litros, e potências entre os 156 e os 211cv. Em estudo continua o lançamento de uma versão mais potente desenvolvida pela AMG, equipada com o mesmo motor do A45 AMG, um 2 litros com 360 cavalos.
Novo estilo dos faróis que projetam luz e imagens
Hora do cinema! Cada farol frontal do Concept GLA é equipado com um projetor de raios laser. Estes projetores fornecem a luz para conduzir e também podem projetar imagens ou filmes num ecrã ou noutra superfície. Esta nova tecnologia pode ser utilizada, por exemplo, para projetar as instruções direcionais do sistema de navegação na estrada em forma de setas – o que permitiria aos outros utilizadores da estrada ver para onde o condutor se dirige. O Concept GLA tem duas câmaras alojadas na calha do tejadilho da frente. Estas câmaras podem ser utilizadas para muito mais do que imagens 3D recolhidas enquanto o Concept GLA passa: as câmaras HD podem ser removidas e, por exemplo, montadas no capacete de um ciclista. Uma unidade de iluminação adicional em cada câmara garante que a luz está sempre certa em qualquer situação. Como alternativa à opção do projetor, também pode ver os filmes no interior do veículo no ecrã COMAND Online. Não são só os projetores de raios laser e o respetivo sistema de arrefecimento com ventiladores rotativos que tornam o brilho azul dos faróis do Concept GLA numa característica tão interessante. Com a função "Coming home", a luz azul começa a pulsar para indicar que o veículo está pronto e à espera do condutor.


 



Comentários