Design Golf GTi, a «loucura» da Volkswagen



Verdadeira montra de agressividade e potência, o mais radical dos Golf GTi, o «Design Vision GTi» acaba de ser mostrado pela primeira vez no festival GTi de Wörthersee. Este híper GTi está equipado com um motor V6 TFSi de 3 litros com nada menos que 503cv de potência, suficientes para ultrapassar os 300 km/h de velocidade máxima.

O novo «bólide» da Volkswagen destina-se a ser a derradeira visão de um híper Golf GTi. Para isso, o construtor germânico agarrou no novo Golf GTi para criar um veículo radical de 503 cv (o GTi convencional possui 230 cv na versão Performance Edition) e 560 Nm de binário disponível entre as 4000 e as 6000 rpm.

O “coração” deste bólide é um V6 biturbo de 3 litros a gasolina. Em relação ao Golf GTi «normal», a potência cresceu 270cv, para uns impressionantes 503cv, valores acima, por exemplo, do Porsche 911 GT3. O binário sobiu 210 Nm, para os 560 Nm.

Estes «números» chegam às quatro rodas através de uma caixa de dupla embraiagem DSG e um sistema de tração integral. As performances são naturalmente de arrasar: 3,9 segundos dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxcima de 305 km/h.

O desenho do Vision GTI é da autoria do departamento de estilo da Volkswagen e tem por base o Golf GTI. Os pilares C foram profundamente redesenhados, passando a ter um formato que faz lembrar o Audi R8, tendo igualmente as suas vias sido alargadas.

"Queríamos trazer os elementos de design do GTI da forma mais concisa, dinâmica e emotiva possível, de modo a chegar ao ponto fulcral de fascínio que este carro emana", explicou o diretor de Design da Volkswagen, Klaus Bischoff.

As jantes são de 20 polegadas e calçam pneus de dimensões generosas: 235/35 à frente e 275/30 atrás. Os discos de travão são de cerâmica, de 380 mm na dianteira e 356 mm na traseira.

No interior, os bancos traseiros foram retirados para dar lugar a uma espécie de «roll bar» em X, com o objetivo de aumentar a rigidez estrutural.

O Design Vision GTi é 15 milímetros mais curto do que o GTi convencional. Isso explica-se, principalmente, pela parte traseira mais compacta. É também é 55 mm mais baixo (1,38 m de altura) e mais largo, com 1,87 m de largura face aos 1,79 m do Golf GTi.


Fonte:autoportal

Comentários