Fazer
uma instalação de GPL parece simples, mas se não estiver bem informado
pode sair do instalador com uma dor de cabeça e possivelmente dinheiro
deitado à rua.
O preço do GPL continua apetecível em relação ao preço da gasolina e, apesar da inflação, o preço da instalação de um kit GPL continua praticamente inalterado. No entanto nem sempre compensa fazer a conversão para GPL e é necessário fazer contas ao que gasta actualmente a gasolina e o que irá gastar a GPL.
Se o GPL vai reduzir os custos que tem actualmente com os combustíveis então deve ter em atenção alguns pontos para fazer uma boa instalação de GPL no seu carro.
O GPL tem também uma queima mais limpa e irá descarbonizar o seu motor. Se tem um carro com muitos quilómetros, que circule muito em cidade, ou que não faça as mudanças de óleo a tempo poderá ter algum carvão acumulado no seu motor. Isto pode criar folgas que ficam tapadas pelo carvão e com a descarbonização pode levar a um consumo excessivo de óleo.
O kit mais avançado é o de injecção liquida, que é utilizado principalmente por carros de injecção directa, no entanto nem todos os carros de injecção directa podem ser convertidos.
Estes kits também podem ser aplicados em carros de injecção multi-ponto, apesar de ser mais comum neste tipo de injecção usar os kits sequenciais.
Por fim, nos carros mais antigos a carburador usa-se o kit aspirado, os resultados não são os melhores existindo alguma perda de performance e um aumento nos consumos considerável.
As marcas de kits mais comuns são a BRC e a Prins.
Depois da instalação feita pode existir um período de adaptação do carro e do condutor a este novo combustível, sendo por isso normalmente necessária uma nova afinação após 1000 a 2000 km percorridos depois da instalação.
Aqui no blog também existem outros artigos que podem ser interessantes de ler, alguns relatam a minha experiência com um 406 Coupé no qual fiz cerca de 125.000km a GPL num espaço de quase 5 anos.
O preço do GPL continua apetecível em relação ao preço da gasolina e, apesar da inflação, o preço da instalação de um kit GPL continua praticamente inalterado. No entanto nem sempre compensa fazer a conversão para GPL e é necessário fazer contas ao que gasta actualmente a gasolina e o que irá gastar a GPL.
Se o GPL vai reduzir os custos que tem actualmente com os combustíveis então deve ter em atenção alguns pontos para fazer uma boa instalação de GPL no seu carro.
Verificar o estado do motor
Este é possivelmente o ponto mais importante antes de fazer a conversão. Um carro a GPL torna-se mais “sensível” a falhas de ignição que são imperceptíveis a gasolina, por isso deve confirmar que as velas e as bobines ou cabos de velas estão em condições.O GPL tem também uma queima mais limpa e irá descarbonizar o seu motor. Se tem um carro com muitos quilómetros, que circule muito em cidade, ou que não faça as mudanças de óleo a tempo poderá ter algum carvão acumulado no seu motor. Isto pode criar folgas que ficam tapadas pelo carvão e com a descarbonização pode levar a um consumo excessivo de óleo.
Escolher o kit GPL indicado
Antes de escolher o kit deve saber como é fornecida a gasolina ao motor do seu carro. Existem carros a carburador, com injecção mono-ponto, multi-ponto e de injecção directa. Existem também vários tipos de kits, os aspirados, os de injecção sequencial e de injecção liquida.O kit mais avançado é o de injecção liquida, que é utilizado principalmente por carros de injecção directa, no entanto nem todos os carros de injecção directa podem ser convertidos.
Estes kits também podem ser aplicados em carros de injecção multi-ponto, apesar de ser mais comum neste tipo de injecção usar os kits sequenciais.
Por fim, nos carros mais antigos a carburador usa-se o kit aspirado, os resultados não são os melhores existindo alguma perda de performance e um aumento nos consumos considerável.
As marcas de kits mais comuns são a BRC e a Prins.
Escolher um instalador
Escolher um bom instalador é também importante, deve escolher um instalador credenciado e com provas dadas no mercado. Pode obter uma lista de instaladores com a ANIC-GPL ou se fizer uma pesquisa pelos fóruns da especialidade pode consultar testemunhos de clientes (satisfeitos e insatisfeitos) e tirar por aí as suas dúvidas.Depois da instalação feita pode existir um período de adaptação do carro e do condutor a este novo combustível, sendo por isso normalmente necessária uma nova afinação após 1000 a 2000 km percorridos depois da instalação.
Outras informações úteis sobre o GPL
Nem todos os postos de abastecimento possuem GPL. O Mais Gasolina permite consultar os postos com GPL, sendo possível consultar os postos no telemóvel e exportar os mesmos para um GPS.Aqui no blog também existem outros artigos que podem ser interessantes de ler, alguns relatam a minha experiência com um 406 Coupé no qual fiz cerca de 125.000km a GPL num espaço de quase 5 anos.
Olá, tenho um Audi AllRoad 2.7 T Bi Turbo e 2693 cc (Gasolina) de 2001 em Excelentes condições de Motor.
ResponderEliminarPretendendo instalar GPL, gostaria de saber se existe para este modelo algum requisito especial ou contraindicação para a instalação.
Muito obrigado a quem souber responder e fizer o favor.
Luís Figueiredo
OsioferAti_sa Dennis Steele https://wakelet.com/wake/xxMqhkFAi-csqoPmrhu-7
ResponderEliminarpalourere
profxuaZvio_no Corey Pickell Bootstrap Studio
ResponderEliminarUltraISO
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viarigsejee